Carla feio3Nome: Ana Carla Feio dos Santos

Formação: Doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com doutorado sanduíche no Real Jardín Botánico de Madrid (RJB - CSIC, Espanha). Mestre em Ciências Biológicas, área de concentração, Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi (UFRA/MPEG), Licenciada Plena em Ciências Biológicas (IFPA). Atualmente é Pesquisadora-bolsista do Programa de Capacitação Institucional do MCTI (PCI/CNPq) e docente credenciada no mestrado em Ciências Biológicas - Botânica Tropical da Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi.

Vínculo: Docente Permanente
Área de Atuação: Anatomia aplicada à taxonomia e filogenia, filogenia molecular, estruturas secretoras e interação inseto-planta, plantas medicinais, caracterização em microscopia eletrônica, farmacognóstica e histoquímica.
Linha de Pesquisa do Curso: Sistemática e Evolução de Plantas
 
AnaCristinaNome: Ana Cristina de Andrade Aguiar Dias
Formação: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunto I da Universidade Federal do Pará.
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Anatomia vegetal (estruturas secretoras) e taxonomia de angiospermas
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7769575415241225
 
   

Ana Maria Juliete

Nome: Ana Maria Giulietti Harley

Formação: Possui graduação em História Natural pela Faculdade de Filosofia do Recife (1967), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1978). É Prof.Titular aposentada da Universidade de São Paulo e Prof. Pleno aposentada da Universidade Estadual de Feira de Santana desde junho de 2008.É ex Pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UEFS. Atualmente é Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Botânica da UEFS, Bolsista de Produtividade IA do CNPq e Assessora do Ministério da Ciência e Tecnologia (IDSM) e do Ministério de Maio ambiente (CONABIO). É Associate Research do Royal Botanic Gardens da Inglaterra. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2005. A partir de outubro de 2014 é Pesquisador Associado A do Instituto Tecnológico Vale de Desenvolvimento Suatentável em Belém, Pará.

Vínculo: Docente Colaborador
Área de Atuação: Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, taxonomia, Eriocaulaceae, Flora da Bahia especialmente do Semi-árido e da Chapada Diamantina e Cadeia do Espinhaco, Conservação da flora do Semi-árido.Coordenou os projetos Instituto do Milênio do Semi-árido e Programa de Biodiversidade do Semi-árido.
Linha de Pesquisa do curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8594436314509609
 
andrilNome: André dos Santos Bragança Gil
Formação: Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2001). Aperfeiçoamento em Botânica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2002). Mestrado em Botânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional - UFRJ/MN (2004). Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012). Foi, por quatro anos e meio, Professor Assistente II concursado na Faculdade Estadual de Tecnologia de Capão Bonito/SP. Atualmente é Pesquisador Federal Adjunto I no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Belém (PA), onde também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Botânica Tropical - UFRA/MPEG.
Vínculo: Docente Permanente
Área de Atuação: Tem experiência na área de Florística (principalmente com plantas hidrófilas e Lilianae), Taxonomia (Cyperaceae e Iridaceae) e Filogenia morfológica e macromolecular (Trimezieae - Iridaceae) filogenética, anatomia vegetal, biogeografia histórica e biologia evolutiva.
Linha de Pesquisa do curso: Sistemática e Evolução de Plantas
 
Nome: André Olmos Simões
Formação: Possui graduação em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atuou como Professor Doutor MS-3, RDIDP, da Universidade de São Paulo (EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades) de março de 2007 a agosto de 2011. Atualmente, é Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas (Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia).
Vínculo: Docente Permanente
Área de Atuação: Taxonomia de Fanerógamos, particularmente da família Apocynaceae, sistemática filogenética, anatomia vegetal, biogeografia histórica e biologia evolutiva.
Linha de Pesquisa do curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/70 53039409324203

Nome: Anna Luiza Ilkiu Borges Benkendorff

Formação: Pesquisadora Adjunta I da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi, Editora Científica do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Naturais, e Vice-coordenadora do Curso de Mestrado da UFRA/MPEG; graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1996), mestra em Agronomia - Biologia Vegetal Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2000) e doutora em Ciências Naturais - Botânica pela Universidade Georg August, Göttingen, Alemanha (2005).
Vínculo: Docente Permanente
Área de Atuação: Taxonomia de Briófitas; Lejeuneaceae; diversidade florística, ecologia e filogenia molecular de briófitas.
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/4847808223159236
 
 

foto Daniela Zappi LattesNome: Daniela Cristina Zappi

Formação: Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1992). Orientou e co-orientou alunos de mestrado e doutorado na Universidade Estadual de Feira de Santana, UNICAMP, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Pernambuco e Open University. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Rubiaceae, Cactaceae, Loganiaceae, Flora Neotropical e Digitalização e manejo de coleções. Trabalhou a partir de 1992 no Royal Botanic Gardens, Kew, e passou três anos (2011-2014) em licença sabática trabalhando no estabelecimento do mais novo Jardim Botânico de Cingapura, o Gardens by the Bay (http://www.gardensbythebay.org.sg/), onde foi responsável por projetos inovadores de educação, interpretação e pesquisa sobre plantas tropicais. Colaborou ativamente com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro no papel de coordenadora-adjunta da Flora do Brasil on-line.
Vínculo: Docente Permanente
Área de Atuação: Sua pesquisa atual envolve projetos na família Cactaceae, bem como florística e conservação nos campos rupestres de Minas Gerais (http://ib.usp.br/botanica/serradocipo) e na Amazônia, focalizando lacunas de conhecimento.
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/4780489355307755
 

Nome: Eloisa Helena de Aguiar Andrade

Formação: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (1980), habilitação em Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutorado em Química (2008) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Pesquisadora Adjunto I da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi e Professora adjunto III da Faculdade de Química da Universidade Federal do Pará. Docente dos Programas de Pós-graduação em Química, UFPA e Pós -Graduação em Biodiversidade Biotecnologia - Rede de Bionorte. Coordenadora do Polo do Estado do Pará, do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBIONORTE-PA) da Rede Bionorte Autora de mais de 430 contribuições científicas entre artigos, comunicações em eventos, capítulos de livros e livros.
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia de fase gasosa, cromatografia de fase gasosa /espectrometria de massas em constituintes químicos voláteis e etc.
Linha de pesquisa no curso: Ecologia, Manejo e Conservação
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3827055876022373
 

elyNome: Ely Simone Cajueiro Gurgel

Formação: Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1995), mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia . Atualmente é pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi. 
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Morfologia para a taxonomia de fanerógamos (Identificação), trabalhando com as principais linha de pesquisa: Subsídios para identificação de frutos, sementes e plântulas de espécies florestais arbóreas. Elaboração e/ou participação em projetos científicos (Dendrogene, TEAM, CT-Petro), bem como elaborando e ministrando treinamentos de produção de sementes e mudas, visando divulgar a necessidade do uso sustentado dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida das populações
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8003316810277307
 

felipe fajardo

Nome: Felipe Fajardo Villela Antolin Barberena

Formação: Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Mestre em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2010). Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).  Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (campus Capitão Poço).
Vínculo: Docente Colaborador
Área de atuação: Ecologia, com ênfase em Taxonomia Vegetal. Trabalha principalmente com Mata Atlântica, Restinga, Florística, Interações Ecológicas, Conservação e Orchidaceae.
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas / Ecologia, Manejo e Conservação
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9016181626048035
 
Grazielle Sales

Nome: Grazielle Sales Teodoro

Formação: Possui graduação em Ciências Biológica pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2007). Mestre em Ecologia Aplicada na mesma instituição (2010). Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará - UFPA. 
Vínculo: Docente Colaborador
Área de atuação: Ecologia vegetal, com ênfase em ecologia de populações, ecologia funcional de plantas, ecofisiologia, ecologia isotópica e hidráulica de plantas
Linha de pesquisa no curso:  Ecologia, Manejo e Conservação
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3084958403475877
 

Nome: Helen Maria Pontes Sotão

Formação: Graduação em Bacharelado em Biologia (modalidade médica) pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Criptogamos pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Tecnologista Pleno da Coordenação de Botânica do Museu Paraense Emílio Goeldi/MCTI e Professor permanente do Curso de mestrado em Botânica Tropica Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi.
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Micologia, Taxonomia e Ecologia de Fungos Basidiomycota: Pucciniales (ferrugens) e Polyporales.
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/4569590439918954
 

Nome: Ima Célia Guimarães Vieira

Formação: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Ecologia – University of Stirling (1996). É pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goedi, do qual foi diretora na gestão 2005-2009. Participa como docente permanente dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais da UFPA-MPEG-EMBRAPA e do curso de Mestrado em Botânica da UFRA. Tem participado de inúmeras redes temáticas de pesquisa que envolvem estudos ecológicos sobre a Amazônia e coordena o INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. Participa de inúmeras comissões científicas e de políticas públicas e é membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação-EBC desde 2009.
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Ecologia de comunidades e ecossistemas Dinâmica de florestas Restauração ecológica.
Linha de pesquisa no curso: Ecologia, Manejo e Conservação
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3761418169454490

 

Nome: Izildinha de Souza Miranda

Formação: Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Ciências Biológicas - Ecologia (1991) e doutorado em Ciências Biológicas - Botânica (1998) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente é Professora Associada e Pró-Reitora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal Rural da Amazônia, onde orienta alunos da iniciação científica, mestrado e doutorado. Já atuou como membro da Câmara Técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - FAPESPA, do Conselho Técnico Científico da Embrapa Sede, do Conselho Superior da Sociedade de Botânica do Brasil e do Conselho Técnico Científico do Programa PPBio do MCT&I.
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação:Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, biodiversidade, florística, crescimento, dinâmica vegetal.
Linha de pesquisa no curso: Ecologia, Manejo e Conservação
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3971396576832634
 

Nome: João Ubiratan Moreira dos Santos

Formação: Possui graduação em Ciência Biológicas - Modalidades Médicas, pela Universidade Federal do Pará (1974), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1975), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é pesquisador bolsista - Museu Paraense Emílio Goeldi, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor adjunto efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia.
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: restinga, taxonomia, compositae, Heliantheae e Aspiliathou.
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/2483389565992894
 

Nome: Josiane Santana Monteiro

Formação: Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestrado em Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009). E doutorado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). 
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Tem experiência na área de Micologia, atuando principalmente na Taxonomia de Fungos Conidiais (hifomicetos)
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1148903350203373
 
 

MarliaReginaNome: Márlia Regina Coelho Ferreira

Formação: Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1986), mestrado em BiologieVégétaleTropicale - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1992) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é pesquisador associado v-iii do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Etnobotânica e Etnofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais e plantas úteis de comunidades amazônicas.
Linha de pesquisa no curso: Ecologia, Manejo e Conservação
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/5172186892222995
 
 

Foto Pedro Viana POSBOT menorNome: Pedro Lage Viana

Formação: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado e doutorado em Biologia Vegetal na Universidade Federal de Minas Gerais, incluindo estágio sanduíche (CAPES-PDEE) na Universidade de Wisconsin - Stevens Point (EUA). Atualmente é pesquisador no Museu Paraense Emílio Goeldi, onde foca sua pesquisa sobre a flora da Floresta Amazônica
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Taxonomia de fanerógamos, inventário de flora, fitogeografia, taxonomia de Poaceae, com ênfase em Bambusoideae. Tem experiência em estudos na flora da Mata Atlântica, campos rupestres, Cerrado, Amazônia e Caatinga
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8375441896375273

 

 

rafaelsalomãoNome: Rafael de Paiva Salomão

Formação: Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1982), especialização em Manejo de Áreas Protegidas pelo CATIE/Costa Rica (1990); mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1994); doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012).
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Ecologia, com ênfase em dinâmica e estrutura de florestas tropicais e restauração florestal de áreas mineradas, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica florestal, recuperação de ecossistemas degradados, inventário e mensuração florestal, estudos de impacto ambiental e silvicultura tropical.
Linha de pesquisa no curso: Ecologia, Manejo e Conservação.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8619876955183062
 

Nome: Ricardo de Souza Secco

Formação: Possui graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado, pela Universidade Federal do Pará (1975), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica), pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica), pela Universidade de São Paulo (1997). Em 1983 realizou estágio supervisonado pelo Professor Sir Ghillean T. Prance, no New York Botanical Garden, como bolsista da Ford Foundation. Em 1987 fez treinamento como pesquisador- visitante, na University of California, Davis, sob orientação do Dr. Grady Linder Webster, com bolsa do CNPq. Recebeu o título de MUSEÓLOGO, concedido pelo COREM/COFEM, pela destacada atuação como Curador de acervo científico. Fez treinamento de atualização em Curadoria de Coleções nos seguintes Herbários internacionais, sob os auspícios do G-7: NY, US, MO, P, K. Atualmente é pesquisador titular U III do MCTI/Museu Paraense Emilio Goeldi, Curador do Herbário; Professor do Curso de pós-graduação em Botânica Tropical UFRA/MPEG. Recebeu diploma de MÉRITO, pelos 30 anos de serviços prestados ao Museu Goeldi. Consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPEAM, FAPESPA, FAPEPI e diversas outras fundações e instituições de fomento. Organizador do volume especial de Rodriguésia para Homenagear o centenário de Graziela Maciel Barroso. Foi Editor da área de Taxonomia de Fanerógamos da Acta Botanica Brasilica, no período de 2006-2009. Atualmente é Editor da área de Taxonomia de Fanerógamos da Rodriguésia e do Comitê Científico de Acta Amazonia.
Vínculo: Docente Permanente
Área de atuação: Taxonomia de Fanerógamos, com ênfase em Euphorbiaceae, Myrtaceae e Linaceae s.1; estudos florísticos em ecossistemas da Amazônia; fitogeografia, manutenção e informatização de coleções botânicas.
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1101716646731462
 

thais almeida2

Nome: Thais Elias Almeida

Formação: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestrado - concluído em 2008 - e o doutorado - concluído em 2014 - em Biologia Vegetal no Departamento de Botânica da mesma Universidade, tendo feito estágio doutoral no Muséum national d'Histoire Naturelle/Université Pierre et Marie Curie em Paris, França. Atualmente é Professora Assistente na Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém/PA.
Vínculo: Docente Colaborador
Área de atuação: Sistemática, incluindo taxonomia, sistemática filogenética, biogeografia e florística
Linha de pesquisa no curso: Sistemática e Evolução de Plantas
Curriculo Lattes:http://lattes.cnpq.br/2255825871255432
 
Thaisa Michelan

Nome: Thaísa Sala Michelan

Formação: Possui graduação em Ciências Biológica pela Universidade Estadual de Maringá (2008), mestrado no PPG em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás e doutorado no PPG em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pará, credenciada no programa de Pós-graduação em Ecologia (UFPA/Embrapa Oriental) e pós-doutoranda no PPG em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá.
Vínculo: Docente Colaborador
Área de atuação: Ecologia de macrófitas aquáticas (com ênfase em espécies invasoras) e ecologia de ecossistemas aquáticos.
Linha de pesquisa no curso: Ecologia, Manejo e Conservação.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4609629132683283